Imagem capa - 7 DICAS PARA FAZER UM ENSAIO FOTOGRÁFICO PERFEITO por Leandro Pedroso
DICAS

7 DICAS PARA FAZER UM ENSAIO FOTOGRÁFICO PERFEITO

por Jéssica Mainardes


 


Olá!

Talvez você pensa que fazer um ensaio fotográfico é algo extremamente complicado, mas não é!

Espero ajudar você com 7 DICAS PARA TER UM ENSAIO FOTOGRÁFICO PERFEITO!

Temos boa experiência nisso, pois já fizemos ensaios em condições que você nem imagina, mas tudo sempre deu certo porque passamos essas dicas aos clientes.




1- Escolha o fotógrafo


Quer ter certeza que as fotos irão ficar lindas? Comece contratando um profissional!

 Nada de deixar para o colega que comprou uma câmera ontem e já diz que é fotógrafo. 

São vários fatores que devem ser trabalhados nos mínimos detalhes e um profissional está preparado para construir a memória fotográfica da sua história!

Fotografia é arte, não existe fotógrafo melhor ou pior, cada um fotografa com sua cultura e seu coração! Tire um tempinho para conhecer o trabalho dos profissionais que você admira e escolha aquele que combina com seu estilo para que o resultado final mostre quem você é!






2-A locação do ensaio


Se o ensaio for de casal, pense que a sessão de fotos é o registro de um passeio. 

Onde vocês gostariam de passear? Que tipo de lugar vocês gostariam de passar um tempinho juntinhos, namorando? É super legal conhecer um lugar novo, sair mesmo da rotina do dia a dia.

Segurança é um ponto muito importante! Evite locais abandonados e de difícil acesso!

Gestantes precisam ter muito cuidado na escolha da locação, procure lugares de fácil acesso e que sejam próximos da cidade.

Se você será fotografada sozinha escolha a locação que tenha a ver com seu estilo. Sua escolha vai interferir no resultado do trabalho, então se você já tem em mente um estilo de ensaio, escolha um local que esteja em sintonia com o resultado esperado.

Peça ajuda ao fotógrafo, conte com a experiencia que ele tem! 






3-A maquiagem


Talvez você não tenha o hábito de se maquiar,  porém é necessário contratar um profissional confiável, pois uma boa maquiagem vai realçar sua beleza de forma natural e sem exageros. Vale a pena deixar na mão de quem entende.






4-O que levar em consideração na hora de escolher a roupa


Na escolha das roupas para a sessão, busque saber o que te cai bem! Experimente as peças desejadas na frente de um espelho, caminhe, sente, pule, gire e analise se as peças estão em sintonia, se estão valorizando seu corpo, se está a mostra alguma parte indesejada, lembre-se que a fotografia não mente, ela mostra quem você é, da forma que você é!

Blusinhas mais soltinhas que não marcam muito o corpo serão sempre bem vindas, lembre-se que para foto, essas peças mais despojadas ficam maravilhosas. Evite estampas, peças de cor única são mais indicadas.







Separei quatro paletas com os tons mais indicados para ensaio fotográfico. Seguir as cores de cada paleta é uma ótima sugestão para obter boas fotografias. Converse com seu fotógrafo, ele tem muita experiência nesse assunto!


Se a peça escolhida for uma saia ou vestido, certifique-se de usar por baixo um shorts discreto para que o fotógrafo tenha liberdade de usar a criatividade sem causar constrangimentos. Ah! e sempre leve roupas extra para qualquer imprevisto.






5-O que levar para o ensaio


Água - Durante a sessão você vai passear, se movimentar bastante, em alguns casos até trilhar um caminho longo, então não esqueça de levar água para se hidratar.

Alimentos - Geralmente as locações para ensaios não comercializam alimentos, então, não esqueça de levar algo leve para comer, como frutas por exemplo.

Protetor solar - Evite chegar em casa depois de uma sessão de fotos com a pele ardendo, você poderá passar um tempo significante no sol.

Repelente -  O ensaio será em locação de natureza? Não esqueça dos bichinhos que incomodam muito, ainda mais no calor.

Medicamento - Se você tem algum problema de saúde, informe seu fotógrafo e jamais esqueça de levar seus medicamentos e aquele remédio básico para enxaqueca. 

Óculos de Sol -  Algumas pessoas tem enxaqueca quando expostas a claridade.

Kit s.o.s make -  Para qualquer imprevisto com a maquiagem, certifique-se de levar ao menos um batom para retoque.




6- O melhor horário para as fotos


Luz é a alma para uma bela foto! Geralmente os ensaios são feitos no amanhecer ou entardecer para aproveitar a melhor luz do dia, então organize-se para não ter nenhum problema de atraso, ainda mais se tiver que fazer uma viagem até a locação do ensaio. Lembre-se que esse dia precisa ser especial e para tudo sair perfeito o fotógrafo precisa de tempo para aproveitar ao máximo cada momento.





7- Confie em seu fotógrafo e curta a experiência!


As mulheres principalmente gostam muito de pesquisar poses e tipo de fotos "diferentes" para ensaios, muitas vezes o desejo é reproduzir a imagem que já existe, certo? 

Converse com o fotógrafo, mostre sua ideia, mas não se prenda a isto, pois lembre-se que cada foto trás uma luz exata, lugar, acessórios, pessoas e emoção. Confie que o fotógrafo irá usar todos os elementos possíveis a seu favor! Cada ensaio é único!  


Chegou a hora! Seguiu todas as dicas? Então essa dica é a de ouro: Relaxe e aproveite cada momento! Não é todo dia que temos a oportunidade de viver algo novo; não pense que é um faz de conta, viva intensamente essa experiência real!


Boas fotos!